Esse post é uma aposta. Posso estar errado, mas correrei o risco.

Twitterank - Pescando senhas

Hoje o termo mais falado escrito no twitter foi disparado Twitterank. Mensagens com os dizeres “my Twitterank is 31.03! http://twitterank.com/” eram vistas a cada minuto, e não pararam até o momento. O site que era linkado tem um design ridículo peculiar, como mostra a imagem acima. Aliás, a imagem acima é basicamente o site, que fora isso só tem um Twitterank escrito no alto a esquerda.

Mas afinal, o que é o tal Twitterank?

Ainda não da pra afirmar, mas já tem uma galera se mobilizando pedindo aos coleguinhas que troquem suas senhas. Tudo isso porque existe a possibilidade de o tal ranking ser apenas um chamariz e que a real intenção disso possa ser sequestrar as contas cujas senhas estão armazenadas no servidor do rapaz. Já existem alguns relatos em blogs gringos fazendo suas apostas. Confesso que quando vi as primeiras mensagens pipocarem na timeline do twitter, fui atrás pra ver o que era. E simplesmente não pude conceber a idéia de alguém colocar o login + senha num site completamente desconhecido. Ao menos dessa curiosidade eu não sofri.

Enfim, querem saber qual é a minha aposta sobre o caso?

Podemos supor algumas hipóteses:

1. O cara simplesmente salva login + senha de alguns milhares de contas do twitter e usa de alguma forma as que forem mais relevantes, no melhor estilo “sequestro de conta”. Como existe a possibilidade de alterar senha, email e até o username a qualquer minuto, você já pode imaginar o tamanho do estrago que uma ação como essa pode causar;

2. Cada conta do twitter tem um email válido. Supondo que no twitter estão algumas das pessoas mais antenadas e hypes da internet, você pode simplesmente montar um belíssimo banco de dados e vender / distribuir / utilizar de formas menos louváveis. Porém, acho que essa teoria é mais fraca que a primeira, por exemplo; Acho que essa opção é a que tem maior potencial, pensando melhor. Não é muito útil ter 20 mil senhas de twitter com 10/20 seguidores, mas é bastante útil ter 20 mil emails válidos. Fora a possibilidade de algumas das senhas baterem com as senhas dos emails, que já seria uma outra forma de agir nessa situação;

3. O cara pode ser um geek querendo montar um ranking efetivo entre os twitters. Ele cita o pagerank no faq, mas cá entre nós: você leu o faq antes de clicar e inserir seu login + senha no site dele? ;)

Existe um update no site dele que diz que ele não é um pisher (pescador de senhas), que inserindo o login + senha é a única forma de fazer o cálculo da sua conta já que o twitter não dispõe de nenhuma outra forma de comunicação entre a API e o banco de dados do site. Ele ainda diz que é bom de qualquer forma você tomar cuidado com onde insere esse tipo de informação (login + senha) pois ele é um cara do bem, mas o próximo que fizer algo similar pode não ser. O que seria uma grande ironia se ele tivesse blefando, né. 

Agora, sabe o que você deve fazer?

Se você ainda não trocou sua senha, nem perca tempo. Vá trocando desde já. Monitore sua conta para possíveis alterações quaisquer. Se começar a receber muito spam no email cadastrado lá, saiba que foi você que liberou o caminho para isso. Se você aprendeu antes que clicar naqueles cartão virtual era um meio de alguém inserir um vírus no seu computador, você deve se atentar ao fato de que infelizmente não são todos os sites que são confiáveis. E boa sorte a você, já que eu mesmo não fui curioso o suficiente pra testar!

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 12 de novembro de 2008 às 23:19 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



7 Comentários ;) para “Twitterank: Tem twitter? Perdeu, playboy!”

  1. Carol on novembro 12th, 2008 at 23:23

    Jura que teve gente que caiu mesmo nisso?! O.o
    Brincar com o ego das pessoas é fácil né? :P

  2. Cuidado: Twitterank pode ser um scam! | UmTudo.com on novembro 13th, 2008 at 7:33

    […] nessa, e agora pode ou não perder sua conta. Ainda não há nada comprovado nisso, mas há várias hipóteses e alertas espalhados em diversos sites e blogs de todo o […]

  3. Leonardo on novembro 13th, 2008 at 7:36

    É um castigo pela curiosidade!

  4. Alexandre Formagio on novembro 14th, 2008 at 23:01

    Não diria curiosidade e sim vontade de ter o ego inflado

    “olha meu ranking é melhor que o seu” :D

    Sejamos francos, alguém acha que o marcelo Tas, Merigo, Cris Dias e etc, vão querer saber se são pops? Quem vai correr atrás disso vão ser pexies pequenos querendo ter algum status em cima do amigo :D

    Ai o provavel goridnho que fez o site, vai pegar as senhas e botar pra foder :D

  5. [barba] on novembro 15th, 2008 at 15:03

    Ainda bem que eu passei longe de querer saber meu rank.

  6. Renato FIlho on novembro 16th, 2008 at 22:10

    Eu fui um dos tolos que testou hehe. Nem tinha pensado nessa possibilidade, mas depois pensei melhor e mudei de senha.

  7. KF on novembro 17th, 2008 at 15:48

    Qual a graça de posição de ranking? Esse povo é complicado mesmo. Primera vez minha aqui, não posso deixar de dizer: adorei o layout clean, adorei os posts indexados na primeira página e que bom que me adicionou lá no Twitter.. vou passar a ler você.

    Se acostume,

    Beijos

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;