O legal de captar uma idéia no começo é que você não corre o risco de ser incoerente, então posso falar o que vem a seguir numa boa. Para efeitos gerais, resolvi aderir a campanha “Mamãe, eu quero subir no ranking do Blogblogs!” com meu outro blog, o Suspensa.info – já pensando no estudo de caso – e trago agora pra cá algumas conclusões. Subimos mais de 200 posições por lá, o que não mudou efetivamente porra nenhuma na vida do blog. Com o Justplay.info, no entanto, eu perdi umas 50 posições ou mais um pouco mais de 100 posições. O que também não muda nada. Leia o restante desse texto se tiver interesse em uma opinião que leva em conta a real intenção da campanha.

Nota: a série de estudos que tenho feito sobre blogs nos últimos tempos podem ajudar muita gente que tem interesse no assunto. Qualquer dia vou escrever um livro sobre o tema. =p

Vou poupar tempo e ir direto pra parte final do texto que eu ia escrever, que saiu primeiro que a introdução. Leia e pense a respeito:

Se você se lembra de todos os participantes do Big Brother Brasil 3 (ou de qualquer outra edição), então é melhor se preocupar com os blogs que escalaram algumas posições no ranking do Blogblogs e que te empurraram algumas posições abaixo. Afinal de contas, eles estão ocupando o SEU lugar nesse instante, certo? Agora, se você lembra apenas de um ou dois por impressões positivas sobre eles, pode acreditar que algo parecido pode surgir dessa brincadeira. Aliás, antes de criticar ou defender o tal BBB, entenda a metáfora. Funciona na TV, funciona no ranking. Ninguém que alcança a fama repentinamente permanece com o status por muito tempo, se não tiver como defender o pseudo-julgamento. Quem sabe daqui a alguns meses não vejamos por ai posts dizendo das “saudades em que estrelar a primeira página do ranking do blogblogs era uma massagem ao ego diária” – e digo isso por acreditar que nenhuma “fama” atingida repentinamente, sem ter por trás um trabalho digno, se sustenta. Aliás, a definição de fama pra mim é “reconhecimento de um trabalho bem feito“, nada mais. Seja no ramo artistico, seja no mundo dos blogs. Ser famoso é (ou deveria ser) ser associado aquilo que você faz de melhor. Procurem isso, ao invés de procurar os atalhos. Vale para quem se cadastra no BBB, pra quem não entende uma brincadeira, promovida claramente com esse intuito pelos amigos Rafa Barbosa e Jhony, vale para quem vive de pedir links e esquece do principal – o conteúdo. Um blog vai ser reconhecido num ranking se ele tiver conteúdo, acredite nisso.

De repente, para efeitos de comparação, os blogs grandes se igualam aos blogs pequenos, usando esses parâmetros. Os grandes, antes inatingíveis, agora estão no mesmo patamar dos pequenos, segundo o ranking do Blogblogs. Mas da pra viver só dessa fama? Tendo como exemplos diversas celebridades, creio que se você não for a Paris Hilton da Blogsfera, você não vai viver somente dessa fama.

Enfim, entendam que a mecânica do Blogblogs unida a interação dos blogueiros dito pequenos gerou tudo isso. Ser o 1º, o 11º ou o 111º no Blogblogs hoje não quer dizer que seu blog é realmente relevante na blogsfera ou que você “mereça” aquela posição, haja visto que já temos certeza de que esse ranking pode ser manipulado a qualquer minuto por qualquer pessoa, sendo ela bem ou mal intencionada. Imagina se eu, no meu tempo ocioso, crio 10 mil blogs no blogger, crio uma conta no blogblogs pra cada um deles e começo a fazer link farm para subir no ranking? Serei o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto… e por ai vai. 

Assim como o Kleber Bambam, alguns blogueiros estão tendo a chance de aparecer pro mundo agora. E ai, o que vai ser? A turma do Didi? A certeza é que sim, sempre vai sair uma Grazi Massafera, direto pra novela das 8. E vão sair 15 anônimos que continuarão nesse estado, de anônimos. E toca o barco!

Leitura recomendada:
Análise do Rafa Barbosa sobre o caso
Com a palavra, Jhony do inSUPORTAveis
Ester Beatriz matando a charada
Tine repercutindo o assunto de forma transparente

Postura recomendada:
Não deixe um ranking guiar sua vida, não faça disso a sua principal motivação.

Idéia recomendada:
Quem quiser criar um projeto novo comigo, estou a procura de parceiros. A idéia básica é um ranking pago, organizado por uma espécie de leilão. Cada pessoa pode dar o seu lance, tanto aumentando o valor quanto diminuindo. Ao final de um tempo pré-determinado, e após os pagamentos dos lances ofertados, seria elaborado o primeiro ranking pago da Blogsfera Brasileira. Ainda preciso desenvolver melhor a mecânica da coisa.

Bônus recomendado:
Viu como é possível linkar blogs que visam a princípio o conteúdo, sem se preocupar com rankings? Aliás, todos os linkados aqui se preocupam com ranking e escreveram sobre, o que torna essa minha afirmação uma grande ironia.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 23 de novembro de 2008 às 21:47 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



6 Comentários ;) para “Repercutindo: “Mamãe, eu quero subir no ranking do Blogblogs!””

  1. Jhony on novembro 23rd, 2008 at 22:02

    Parabéns pela postagem! Mostra muito bem um lado da campanha que as pessoas se negam a ver. Alguns por terem seu ego machucado e outros por pura ignorancia. Enfim, estou começando a digitar minhas considerações finais sobre a campanha. Espero conseguir escrever algo tão bom quanto seu texto. De qualquer forma, meus parabéns!

  2. Ester Beatriz on novembro 23rd, 2008 at 23:17

    Queridoooo, obrigada pela referência!!!!
    Mas não é “Estela”… ahauahauahaua

    Abraço!

  3. Rafael R on novembro 24th, 2008 at 1:03

    Puts, baita gafe! Foi a pressa, sem dúvidas!
    Já corrigi! ;)

  4. Tine Araujo on novembro 24th, 2008 at 1:12

    Eu espero que os anônimos deixem de ser anônimos, que aproveitem essa oportunidade para isso, que tenham seu lugar ao sol expondo conteúdo de qualidade!

    É o meu desejo!

  5. Carol on novembro 24th, 2008 at 14:02

    Ranking? Eu não preciso de uma boa posição no ranking, estou muito mais feliz em ver os avatares da Mirian Bottan, do Mobilon, o seu, da Sam, do Cello, de muita gente que ninguém ouviu falar, mas são pessoas com quem eu me importo, de blogs que eu leio e que não precisam de uma boa posição em ranking nenhum para serem bons. Todo ranking, lista, etc, peca por não agradar todo mundo, mas se houvesse um que agradasse, que graça teria fazer parte da Torre de Babel que é a internet?
    Para mim conteúdo é o que importa, não a posição num ranking. Eu visito blogs bem pequenos que me agregam muito mais do que blogs muito grandes que postam coisas que não me interessam, como a fulana que vai ser a nova capa da playboy.
    Então tá.
    Beijo xuxu.

  6. Thiago Martins on janeiro 27th, 2009 at 12:05

    olha queria avisar de uma campanha semelhante mas com um motivo melhor a Campanha Atualize ou Troque seu navegador alem de divulgar a campanha e fazer com que todos tenhamos nossos blogs e sites melhores visualizados , você ainda receberá links para seu blog increvase no link abaixo e ajude a divulgar

    http://ferramentasblog.blogspot.com/2009/01/campanha-atualizar-trocar-navegador.html

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;