Update: As opiniões contidas nesse post são a nível de público-alvo, já que as empresas criam contas no twitter para atingir pessoas com o meu perfil. As dicas são dadas baseadas em idéias minhas e não precisam ser encaradas de forma profissional. E por favor, não leve a internet tão a sério.

Vamos aos fatos: o twitter é uma ferramenta relativamente nova, mas se tem algo que todos deveriam usar como premissa é que a ferramenta é e deve ser utilizada para a comunicação entre pessoas. Não adianta achar que basta criar um twitter para sua campanha de marketing e/ou qualquer uso que você pretenda fazer que você abrirá um canal de comunicação eficiente e eficaz. É preciso ter em mente que não é muito atrativo para uma pessoa que lhe segue ter informações que podem ser dispobilizadas no site oficial, por exemplo. Para isso existe o Feed RSS. A não ser, claro, que estejamos falando da sonda Phoenix. Aliás, use esse case como exemplo, as pessoas acompanharam pelo interesse na informação e a informação era disponibilizada ali, diretamente. Nada de “visite meu blog/site”, “tudo o que vc quer está no blog x” ou similares. 

O fato é que todo dia alguém passa a te seguir no twitter. Não tem um dia sequer que eu não tenha o número de followers aumentado por alguém que não entende bem o que é twitter mas quer aproveitar o hype. E obviamente, dia sim dia não tem alguma empresa que passa a me seguir. Conversando com o @viniciuskmax via twitter (apesar de não ser chat, abre espaço pra micro-discussões interessantes, anotem ai no caderninho sobre as funções legais do twitter) ficou sugerida a idéia de montar um ranking, o top 10 de twitters corporativos que você não vai querer seguir. Usarei como parâmetro os 10 últimos que passaram a me seguir, provavelmente. Para que todos saibam, farei o ranking ao mesmo tempo que escrevo o post. Vamos a eles?

Top 10 – Twitters corporativos que você NÃO vai querer seguir!

10.  Conversando 

Bio: O blog oficial da Converse All Star

A marca é forte, quem gosta é fiel e tinha tudo para dar certo, ja que aparentemente o twitter é ligado a um blog. O problema em querer mostrar-se antenado com as novidades é que se você não entende como um blog ou um twitter corporativo podem ser melhor aproveitados, você só perde tempo e não atinge ninguém. Melhoraria muito se tivesse algum “humano” por trás do twitter e do blog. 

9. Casas Bahia
Bio: Para os apaixonados, não existe nada mais bonito do que ouvir um “EU TE AMO” de quem você mais gosta. Ainda mais quando esta três palavrinhas vêm de surpresa.

Já falei das Casas Bahia aqui no blog, mas ver que uma ação da maior anunciante do país usando o twitter parecia é interessante. Infelizmente, por estar mal assessorada provavelmente, a ação foi uma grade falha de comunicação. Foi uma das que tinha mais potencial de dar certo, certamente. O problema é que quando o assunto é twitter, pessoas juridicas tem o costume de mandar muito mal. Ter 29 seguidores num universo de milhões mostra bem o resultado. E a ação acabou por ali, com o twitter abandonado. 

8. Claro 3G
Bio: Video chamada no celular é 3G… 3G é Claro!

Foi criado na época que as video-chamadas foram lançadas no Brasil. Seus 51 seguidores são informados de tempos em tempos sobre destaques do site da Claro e… só. 

7. Estúdio SP
Bio: 

Casa que reúne cultura, música e diversão que tem chamado a atenção de muita gente. Fez 5 atualizações e parou por ali. Essa foi uma falha de tentativa, provavelmente, e como ainda não tentou de fato, fica a dica: invista disposição e tempo que o retorno virá. 

6. Revista Zero
Bio: 

Um post com um link pro site oficial. 

5. xpressband
Bio: Concurso, no qual a banda vencedora ganhará um videoclip + um pocket show!

Entrou no esquema de agregador rss + seguir um monte de pessoas na tentativa de ser seguido de volta e parou por ai também. Falta tanta criatividade nesse e no anterior que nem merece uma explicação maior.

4. Oba Oba
Bio: 

Mais um que entra no time agregador de feed + seguir um monte de gente. E mais nada. 

3. Dudinka
Bio:

Twitter de uma agência que trata de Social Media. Comemorou a criação do twitter, linkou uma campanha e… só. Num seria uma boa ter um twitter movimentado para, no mínimo, servir de case para algum potencial cliente? 

2. Radar Noite
Bio: Radar da Noite – perseguindo as melhores baladas

Mostrando que falta de criatividade entre sites de eventos é uma característica semelhante, virou um agregador de feeds. Mas se presta a por as vezes uma palavra só para descrever o link, o que é pior.

E o prêmio atribuido por nós como o Epic Fail do twitter corporativo vai para:

1. Info Online

Bio: INFO Online – Notícias e dicas de tecnologia e internet

O @viniciuskmax conseguiu resumir em uma frase o Epic Fail da revista info – “Pior é quando a revista INFO replica RSS por aqui e ao mesmo tempo JURA que entende o conceito web 2.0” – e sem dúvidas eu concordo plenamente com ele. Mas a série de gafes com a ferramenta é muito pior do que parece. Lembra lá em cima quando eu falei sobre pessoas falando com pessoas? Então, já é ruim quando alguém usa o twitter dessa forma. Mas piora, quando você quer passar uma imagem de muderno e se presta a fazer um post de divulgação do twitter, sendo que a função que ele passou a ter foi de agregador rss – veja aqui – transformando a coisa toda num paradoxo que eu sequer consigo explicar de uma forma que fique simples.

Sério, não adianta surfar a onda só porque é hype. Entenda a ferramenta e tire dela todo o potencial. Serve para todas as citadas, para as diversas não citadas que se encaixam nas descrições (e possivelmente nas dicas) que rolaram aqui e para aquelas que a gente ainda não localizou. Como visto nos exemplos, twitter corporativos servem apenas para comunicar o que interessa à empresa, não aos seus consumidores. Quem sabe um dia o jogo mude.

Participe, denunciando twitters que seguem esses moldes. E entenda esse post como uma referência, não como uma verdade universal.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 18 de novembro de 2008 às 20:49 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



15 Comentários ;) para “Os 10 twitters corporativos que você NÃO vai querer seguir!”

  1. Gabi on novembro 18th, 2008 at 21:02

    Ok, puxão de orelhas copiado e entendido.

    Sigam o @dudinka. ;)

  2. Vinícius K-Max on novembro 18th, 2008 at 21:20

    Talvez tenha faltado o tão queridinho twitter da @capricho

    Apesar de ser bem seguido, ele se limita ao simples arroz & feijão do “resumo de matérias”. Se bem que isso até seja o suficiente conhecendo o nível de suas leituras….

    Eu sinceramente espero mais de um twitter corporativo.
    Um bom exemplo? @camiseteria. Eles respondem replies, instigam a conversação, enfim, usam o twitter como uma via bilateral para comunicação direta com seus clientes/leitores.

    #ficaadica, né? :)

    []’s

  3. enio on novembro 18th, 2008 at 23:55

    O Twitter é uma ferramenta corporativa bacanérrima, enxuta.

    Por isso mesmo, brochar com uma empresa por ali é um porre.

    Exemplo: @decolar.

    Assinei assim que vi. E nada acontece/aconteceu (33 updates e ultima atualização em fevereiro!)

    Enfim, teu post disse tudo.

    Abs!

  4. Vinícius K-Max on novembro 18th, 2008 at 23:57

    #FAIL: “Os 10 twitters corporativos que você NÃO vai querer seguir” » http://twurl.nl/5g0rhc – por @justplay

  5. naoadianta on novembro 19th, 2008 at 0:16

    Top 10 – Twitters corporativos que você NÃO vai querer seguir -» http://twurl.nl/cl3wyy

  6. Toni on novembro 19th, 2008 at 0:55

    Caríssimo,
    Dos corporativos, o único que sigo é o @cnnbrk. A CNN aparentemente entendeu qual é a do twitter, que não é rss — a maioria dos veículos da imprensa usa como rss.
    O @cnnbrk dá notícias esporádicas, só as “bombas”, e só quando vale a pena. Tem dia que nem twittam nada.
    Abs

  7. Rafael R on novembro 19th, 2008 at 1:41

    enio,
    Não conhecia o da @decolar, mas fica a dica: se não usaram da forma correta, é Fail.

    Toni,
    Num acho que só usar o twitter como agregador rss funcione, mesmo que seja esporadicamente. Mas nesse caso parece uma excessão, ao menos pra você, então fica registrado.

  8. Mª Carolina Cintra on novembro 19th, 2008 at 2:44

    Os dez twitters corporativos que você NÃO vai querer seguir http://tinyurl.com/64seh6 (via @justplay)

  9. Pedro Araujo on novembro 19th, 2008 at 10:03

    Na mesma linha da INFO Online, temos o IDG Now que também se diz o antenado quando na verdade o twitter é apenas um RSS de seus sites.
    Pior ainda, são os próprios sites que ficam dando refresh automático, ou seja, você é interrompido a toda hora enquanto está lendo uma notícia, os feeds são incompletos, e pra comentar nos blogs deles, você tem que preencher um daqueles cadastro imensos, que só faltam pedir o nome do cachorro de casa, pra ficar nos enchendo de malas diretas e spam.

  10. Fabio on novembro 19th, 2008 at 15:44

    Ecoando @justplay : Top 10 – Twitters corporativos que você NÃO vai querer seguir -» http://twurl.nl/cl3wyy

  11. Vinícius S. Werner on novembro 19th, 2008 at 16:18

    10 twitter corporativos que você não deve seguir – http://twurl.nl/l60gne

  12. Redes Sociais: Você segue quem te segue? // justplay.info on dezembro 16th, 2008 at 16:34

    […] Explicando melhor: Se alguém que você passou a seguir não te seguir de volta, senta e chora. Na verdade, se você esperava essa reciprocidade, é melhor antes de qualquer coisa repensar sobre se você devia ou não ter uma conta num site como esse. A base dos relacionamentos no twitter, por exemplo, deve ser “seguir alguém que seja/tenha algo interessante” e não “olha que foda, eu sigo a pessoa e ela nem me segue de volta”. Nem todo mundo tem mais alegria para seguir um twitter que só tem links de atualizações de blogs, por exemplo, ou qualquer um dos citados na lista do graveheart. Obviamente, isso também vale para aqueles twitters corporativos que ninguém quer seguir. […]

  13. 10 twitters corporativos que não devemos seguir « Projeto Comunica_Web on outubro 10th, 2009 at 11:58

    […] Veja mais em justpaly.info […]

  14. Ricardo Lauricella on novembro 27th, 2009 at 20:07

    O Conversando, tem hoje: 6,139 Followers
    A Info 19,324 Followers (embora use mto links é uma forma rápida de divulgar o conteúdo extenso do site, rapidamente, com exagero – porém o que na internet não é?)

    e quais vale a pena seguir?

  15. paulicoop on agosto 1st, 2011 at 18:20

    Algumas empresas estão entrando no Twitter sem dizer a que vieram. A ideia é informar as pessoas realmente com conteúdos interessantes ou de serviços.
    Paulicoop

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;