Você sabe o que é o twitter? Você sabe para que serve o twitter? Não?
Então, definitivamente, esse post não é pra você.

O fenômeno de microblog é recente, mas a galera já ta começando a assimilar melhor isso. Uma prova é ver que emoções podem sim ser passadas em 140 caracteres. Obviamente, de uma forma basta simples e peculiar, mas já ficou comprovado que é possível. Só que nesse meio, temos bastante discussão ainda. É a mesma discussão usada no termo blog, que antigamente levava a pensar que era coisa de menina, um diarinho da internet, e hoje sabemos e temos diversos exemplos de que blogs são muito mais do que isso.

Agora, quer mesmo saber o que você NÃO deve fazer no twitter? Posso dar dois exemplos.

Claro 3G

1. O que é?
A conta no twitter da operadora Claro, criada recentemente.

2. Para que serve?
Duvidosa a existência do mesmo. Certamente, serve para mostrar o deslumbramento de uma empresa afirmando em 3 dos 4 únicos posts que será a operadora que venderá o iPhone no Brasil. Obviamente, já saiu na mídia essa semana que a Vivo também oferecerá o aparelho, colocando abaixo o argumento da concorrente.

3. Porque falhou?
Dispensaria até comentários, mas uma ação no twitter que não existe interação é fadada ao fracasso completo. Provavelmente, algum estagiário deve ter mostrado isso a um de seus superiores que, pensando no hype, criou a conta. E ficou por isso mesmo.

4. Como corrigir?
Mande-me um e-mail, se você é da Claro, que eu posso lhe fornecer uma consultoria. :P

Casas Bahia

1. O que é?
Parte de uma promoção da Casas Bahia, no dia dos namorados, que incentivava quem enviasse mensagens para eles para que fossem destaque na home page oficial.

2. Pra que serve?
Desconheço a utilidade.

3. Porque falhou?
Atrelar o dia dos namorados que, na teoria, incluem uma grande parte de namorados obviamente (e não casados) a venda de móveis e outros itens não cai bem. Fora isso, o retorno pra quem participasse era pífio, pra não dizer ridículo, dando um espaço muito pequeno para sua declaração de amor. Cade os brindes? Cade o destaque? Nenhum prêmio pra quem quiser brincar e divulgar?
Tem jeito, inclusive, de uma venda casada de alguma agência de publicidade, que ofereceu o twitter como “forma inovadora de comunicação global” mas que, infelizmente, não foi explorado de forma correta.

4. Como corrigir?
Como, especificamente nesse caso, a conta do twitter estava atrelada ao dia dos namorados, é possível que não tenha como recuperar. Mas para futuras ações, existe sim a possibilidade de dar certo. Mande-me um e-mail (se você for das Casas Bahia) que eu lhe forneço a consultoria. :P

O que fica claro aqui é que faltou bastante habilidade na condução das campanhas. Usar o que é hype apenas porque é hype é uma atitude burra. Isso insulta as pessoas que usam as mídias, mostrando sua inacapacidade de lidar com elas. E, de forma contrária a motivação original, provoca um marketing negativo para sua marca empresa. Se quer mesmo começar a fazer isso, faça direito.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 14 de junho de 2008 às 21:49 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Corinthians, Geral, Hypes, Polêmica, Publicidade. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



5 Comentários ;) para “Mídias Sociais (twitter): como insultar o seu público usando-as?”

  1. raquel on junho 15th, 2008 at 11:58

    mandaram muito mal.

    não dá pra vc pegar uma coisa aleatória, tipo dia dos namorados, natal ou outra coisa que vá morrer em alguns dias e ninguém vai se lembrar e colocar no twitter.

    ao contrário, vejamos o twitter do camiseteria. os caras fazem um bom uso da ferramenta, mantendo o povo atualizado dos novos produtos e outras coisas.

    um grande beijo!

  2. Evandro F. on junho 16th, 2008 at 0:21

    que burro o cara q teve essa infeliz ideia rsrsrs

  3. Jaqueline Amorim on junho 17th, 2008 at 0:55

    Realmente uma perda de tempo e de energia… Beijos e boa semana! :D

  4. Marketing Fail: Coca-Cola Zero banida no twitter! // justplay.info on agosto 24th, 2008 at 18:19

    […] detalhes como cheguei a esse resultado nas linhas a seguir. Como parte da introdução, deixo um post meu antigo em que já tratava do assunto: em se tratando de novas ferramentas, sempre teremos erros e acertos […]

  5. Madonna usando twitter como ferramenta de guerrilha? // justplay.info on setembro 15th, 2008 at 20:37

    […] Muitas táticas fracassaram no twitter, como sabemos. O exemplo mais perfeito para isso é o twitter da Coca-Cola Zero, que está com o perfil suspenso no site.  Algumas empresas sequer sabem o que é twitter, mas acompanham a onda e criam contas no site, ou suas agências o fazem sem entender completamente o funcionamento da ferramenta. Infelizmente, nesses casos também existem falhas. Geralmente, o caminho escolhido pelos aventureiros virtuais é sempre o mesmo: cria a conta, posta qualquer coisa, sai “seguindo” diversas pessoas sem nenhum critério. Obviamente, isso acaba gerando nas pessoas a impressão errada, nada de “Olha que interessante, a empresa X tem twitter!”, e sim o “Po, mais um spammer me seguindo, comofas/“.  […]

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;