Coca-Cola Zero - Twitter
Marketing Fail – Aprendendo lições valiosas no twitter

Um pequeno trabalho investigativo e uma ajuda do google indicaram algo que pra mim é novo, e creio que para alguns de vocês também. A primeira campanha de marketing, aparentemente legítima, que foi suspensa do twitter. O que por si só já abre o precedente para buscarmos novas falhas em campanhas usando a ferramenta de micro-blog mais quente dos útimos tempos. E explicarei com detalhes como cheguei a esse resultado nas linhas a seguir. Como parte da introdução, deixo um post meu antigo em que já tratava do assunto: em se tratando de novas ferramentas, sempre teremos erros e acertos até chegarmos a um meio termo em questão de usabilidade. E expondo alguns erros, espero contribuir para os acertos que cada um de vocês necessite em ações no twitter.  E nisso, apesar da minha aparente inexperiência no assunto, é algo que posso falar com conhecimento de causa. E isso explicarei mais pra frente.

1. A dúvida

Um tweet do @fugita levantou a questão. Nele, questionava se alguém já havia visto um perfil do twitter suspenso, indicando o @kmax como exemplo. Embora o login @kmax não esteja acessível, a dúvida se havia ou não perfis banidos no twitter ficou martelando minha cabeça. Afinal de contas, quem nunca se deparou com algum perfil o seguindo apenas com a missão de fazer um spam qualquer? Isso sem contar nas balelas baseadas no twitter, que usavam a ferramenta como redirecionador para a disseminação de virus e keyloggers, prontos para sequestrar suas senhas bancárias. Restava a mim fazer algo, eu precisava descobrir mais sobre isso.

2. A técnica de caçar informações

Usando o monitter (dica da @baunilha, por sinal), vi que @flaviosartori denunciava um novo perfil suspenso. Bingo, eu tinha o texto que aparece quando um perfil está banido e poderia então procurar por novas ocorrências usando o google mesmo. This account is currently suspended and is being investigated due to strange activity. O passo que seguiu vocês já podem imaginar.

3. Bum! Que perfil é esse?

A quantidade de fakes no twitter vem crescendo a cada dia, todos sabemos disso. Ao notar que entre os resultados, tinha um @cocazero aparecendo algo me deixou receoso. Então, me fiz algumas perguntas pensando em quem faria um fake com essas características. E creio que não existe motivo para ser um perfil fake. Uma rápida busca no google poderia ajudar nisso também. Qual era o conteúdo dos tweets, o que estaria sendo falado ali?

Coca-Cola Zero - Twitter

# Bio: Nos siga e saiba das promoções em primeira mão! “Sabor de Coca-Cola. Zero Açúcar”

Precisa de mais indícios?

Pra mim foi o suficiente. Embora não possa afirmar, creio que tudo indica que o perfil citado seja mesmo um perfil oficial. Provavelmente na ânsia de angariar seguidores, pode ter sido rodado algum tipo de robo (bot) para adicionar automaticamente seguidores naquele perfil. A equipe do twitter, que nos últimos tempos vem batalhando mais e mais em favor de um uso mais limpo de sua ferramenta, pode ter percebido a irregularidade e o suspendeu para averiguação. Um markting fail, genuíno. O lado bom é que certamente todo mundo que tem contato com a história aprende um pouco. O lado ruim é ver que uma ação no twitter falhou terrivelmente.

Fica a dica! ;)

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 24 de agosto de 2008 às 18:19 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Hypes, Publicidade. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



9 Comentários ;) para “Marketing Fail: Coca-Cola Zero suspensa no twitter!”

  1. Marcelo Marqueti on agosto 24th, 2008 at 21:29

    Retweeting @justplay: Marketing Fail – Conta do twitter suspensa fazendo promoção pra uma multinacional http://tinyurl.com/43ptqn

  2. Rafael Barros on agosto 24th, 2008 at 23:46

    hahaha!! acontece!

  3. Alexandre Fugita on agosto 26th, 2008 at 15:18

    Realmente não faz sentido spam no Twitter já que as conexões não são necessariamente em duas vias (ida e volta). Eu já vi muito twitter fake e vários de empresas que não são atualizados com freqüência.

  4. Luma on agosto 27th, 2008 at 13:14

    UAU!! Grande trabalho investigativo! Parabéns!!

  5. Isadora Lesley on setembro 3rd, 2008 at 7:25

    Bem, a única coisa curiosa é que até onde eu sei, pelo manual da Coca-Cola, eles não aprovariam uma ação com o nome CocaZero. O nome do produto a ser usado é SEMPRECoca-Cola Zero.

  6. Madonna usando twitter como ferramenta de guerrilha? // justplay.info on setembro 15th, 2008 at 20:03

    […] táticas fracassaram no twitter, como sabemos. O exemplo mais perfeito para isso é o twitter da Coca-Cola Zero, que está com o perfil suspenso no site.  Algumas empresas sequer sabem o que é twitter, mas […]

  7. Flavio Vidigal on outubro 2nd, 2008 at 19:05
  8. mariangela boaventura on maio 20th, 2010 at 15:22

    Sou portadora de doenças auto-imunes, tenho fibro, lúpus e outras + estou aqui pela minha amiga que tb tem lúpus e está mt mal. o remédio que ela precisa ñ tem nos sus, ela tem que tomar 10 injecões e cada uma custa 80,00 reais. S abe eu tenho uma comunidade onde eu tento ajudar como posso + as vezes ñ conseguirmos ajudar umas as outras, mts vezes guando eu entro na página da comunidade tem sempre uma pessoa que morreu. Por favor essas doenças são tão importantes quanto o hiv ou o câncer, por favor me ajude a ajudar email, mariangela.boaventura@bol.com.br tel 2171256417 obrigado!!

  9. mariangelaboaventura on maio 20th, 2010 at 18:23

    Marketing Fail: Coca-Cola Zero suspensa no twitter! – http://justplay.info/posts/marketing-fail-coca-cola-zero-suspensa-no-twitter/

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;