Segundo o Brasigo, a definição do twitter é a seguinte:

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto com um total de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco. As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado. 

Agora a tarde, numa conversa informal com o @viniciuskmax, percebemos uma possível ação que provavelmente começou ainda hoje, tendo o twitter como alvo, está sendo realizada. A história começou quando ele postou algo, conforme a imagem abaixo:

Print Screen - Twitter
Veja in loco

Ao postar essa mensagem, ele foi imediatamente “seguido” por uma conta do twitter. Poderia ser coincidência, então resolvi postar algo com mais ou menos os mesmos dizeres. Seria o teste definitivo para saber se foi coincidência ou não. E eis que, para nossa supresa, rolou:

Print Screen - Gmail

Mas quem diabos é MadonnaTron? E porque ao falar da Madonna ele passou a nos seguir? A única coisa que poderia ser feita era conferir no perfil do que se tratava. Existem somente três postagens nele, sendo que a primeira delas foi feita cerca de duas horas antes de descobrirmos esse perfil. A postagem mais recente faz menção ao site oficial, divulgando as últimas notícias da diva.  

Twitter - Madonna

Muitas táticas fracassaram no twitter, como sabemos. O exemplo mais perfeito para isso é o twitter da Coca-Cola Zero, que está com o perfil suspenso no site.  Algumas empresas sequer sabem o que é twitter, mas acompanham a onda e criam contas no site, ou suas agências o fazem sem entender completamente o funcionamento da ferramenta. Infelizmente, nesses casos também existem falhas. Geralmente, o caminho escolhido pelos aventureiros virtuais é sempre o mesmo: cria a conta, posta qualquer coisa, sai “seguindo” diversas pessoas sem nenhum critério. Obviamente, isso acaba gerando nas pessoas a impressão errada, nada de “Olha que interessante, a empresa X tem twitter!”, e sim o “Po, mais um spammer me seguindo, comofas/“. 

Nesse quesito, de cara, a conta MadonnaTron já saiu na frente. Só passou a seguir pessoas que falaram Madonna em suas mensagens. Existe a possibilidade de fazer isso usando o comando “track” de palavras, recurso que alguns sequer sabem que existe. Mesmo assim, essa ação pode ser considerada invasiva? É oportunista? É mais um spammer?  Uma coisa é certa, é uma campanha bem mais inteligente atrelando conteúdo apenas aqueles que comentam sobre o assunto em suas mensagens. Sem dúvidas, é algo a considerar se você pensa em fazer algo parecido. Embora a página do perfil ainda não esteja totalmente customizada, é uma conta que já chama a atenção pela inovação. O link postado levando para uma página específica do site oficial da diva é outra dica, que sugere a autenticidade da campanha. E sem dúvidas, pra descobrir o que está por trás da coisa, somente os especialistas da área, como Sim, Viral e Blog de Guerrilha

Seria mesmo a Madonna usando táticas guerrilheiras no twitter? Faça o teste e poste no seu twitter algo sobre a Maddona e veja o que acontece. 

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 15 de setembro de 2008 às 20:03 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



5 Comentários ;) para “Madonna usando twitter como ferramenta de guerrilha?”

  1. flávia d. on setembro 15th, 2008 at 20:33

    escrevi madonna umas trocentas vezes nas últimas semanas e esse twitter nunca me adicionou.

    Update: retirado de uma mensagem direta enviada pela flávia pra mim no twitter
    @flaviadurante: eheuahueahuea podecrer. e só pra confirmar sua tese o tal tron começou a me seguir há alguns minutos. medo kkkkkkkkkk 12:03 AM September 16, 2008

  2. Vinícius K-Max on setembro 15th, 2008 at 20:46

    Flávia, olho no segundo parágrafo: “…ação que provavelmente começou ainda hoje”.
    E pela data/hora do primeiro post do tal twitter, podemos imaginar que ele tem apenas poucas horas de existência.

    []’s

  3. Ego Notícias on setembro 16th, 2008 at 0:33

    Madonna usando o nosso lindo Twitter pra se comunicar com fãs? – | http://twurl.nl/gzfx0y |

  4. Gfortes on setembro 16th, 2008 at 20:30

    Rafael e KMax, achei que pode ser sim uma ação e a mecânica bacana, mas fundamental investir no conteúdo. se a pessoa que está falando da madonna entra lá no perfil e encontra algo legal, pode ficar show. abs

  5. Rafael on setembro 16th, 2008 at 23:16

    Cara, o problema é a má utilização da ferramenta por parte das agências ou o que seja. Tem que ter um contexto, um público-alvo. Não bata apenas seguir começar a mandar mensagens.

    Mas um dia isso vai melhorar!

    abraço!

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;