A gastronomia moderna provoca reações adversas. Muitos são os programas de televisão com pessoas dispostas a tudo para mostrar como as pessoas fazem suas refeições no mundo todo. Em especial, citarei um cara que assisto com certa regularidade, para mostrar o quanto a gastronomia avança (avança, né?) rumo ao futuro desconhecido, delicioso e coberto com pimenta chili. ;)

Anthony Bourdain, 51 anos de idade, é uma figura pouco carismática mas com muita história para contar. Com o bacana “Anthony Bourdain – Sem fronteiras” passando no Discovery Travel & Living, ele registra algumas viagens a lugares diferentes com dois intuitos bem distintos: comer bem o que tiver a disposição e beber cerveja. Eu o assisto particularmente porque me identifico bastante com o cidadão. Primeiro, ele é Chef de um grande restaurante. Segundo porque ele passa muitos dias por ano viajando e registrando o que faz, e sinceramente para nós, meros mortais, esse é um senhor sonho de consumo. No mais, só assistindo pra entender o que o cara apronta mundo afora. A grande bola fora do rapaz se deu quando, ao visitar o Brasil, ele gravou um epsódio do seu programa. Começa dizendo que São Paulo “é uma cidade feia. Ou melhor, feia a beça!” com seu sarcasmo conhecido, já. Num primeiro momento pode até soar mal isso, mas ele é daqueles tipos de poucos amigos e não se importa muito com isso. Alias, é sempre melhor quando dizemos a verdade, né? Ele é o tipo perfeito para ilustrar essa máxima.

Deixando de lado esses detalhes, tenho de me esforçar bem pouco para lembrar de algumas cenas. Ele realmente é aberto a novas experiências gastronômicas e não mede esforços para engolir o que servem em seu prato. Lembro dele ter comido carne de foca crua, seja lá que tipo de alimento seja esse, entre outras preciosidades da culinária mundial. Também rolou de comer frutas do pé, muitos tipos de peixes, carnes nobres e outras nem tanto, e mais um monte de coisas inimagináveis. Não sei se tem DVD com a série para compra, mas se tiver recomendo: é uma lição e tanto sobre, entre outras coisas, culinária, cultura e afins. O cara curte uma viagem, e sabe contar histórias como poucos.

Para você, que acha que lugar de homem definitivamente não é na cozinha, de repente mude um pouco de pensamento. E em todo caso, você pode encontrar até algo no blog que deixarei aqui, o Papo de Homem. E cito isso porque pra falar de homem na cozinha, igual eu to fazendo aqui, acredite: precisa ser macho! ;)

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 6 de novembro de 2007 às 18:29 e arquivada na(s) categoria(s) Divagação. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;