O Homem-Amarelo, de Anita Malfatti (Reprodução)

Veja bem, quando se fala em febre amarela, a gente pode imaginar algo como o quadro acima: você fica doente e logo é dominado por uma cor amarelada forte, algo próximo do Bob Esponja. Porém, não é bem assim, a febre amarela é uma doença séria e que está preocupando o pessoal do Brasil inteiro. Mas afinal, pombas, o que é a tal febre amarela?
Vejamos o que a wikipedia diz:

“A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde existam os mosquitos que picam uma pessoa infectada e em seguida picam outra que ainda não teve a doença, portanto não adquiriu defesas naturais.
(…)
A infecção humana ocorre no indivíduo que entra em áreas de cerrado ou de florestas e é picado pelo mosquito contaminado. A propagação para áreas urbanas ocorre porque a pessoa contaminada é fonte de infecção para o mosquito desde imediatamente picada, portanto antes de surgirem os sintomas, até o quinto dia da infecção (reforçando, sem sintomas), esta retorna para a cidade e serve como fonte de infecção para o Aëdes aegypti, que então pode iniciar o ciclo de transmissão da febre amarela em área urbana.”

Mas, e como você pode tratar a febre amarela? Tomando suco de frutas vermelhas? Comendo folhas verdes?
Vejamos:

” A febre amarela é tratada sintomaticamente, ou seja, são administrados líquidos e transfusões de sangue ou apenas plaquetas caso sejam necessárias. A diálise poderá ser necessária caso haja insuficiência renal. Os AINE como o ácido acetilsalicílico (aspirina) são desaconselhados, porque aumentam o risco de hemorragias, já que têm actividade antiplaquetar.”

Em tempo: o governo está preocupado com o aumento do número de casos da febre amarela em algumas regiões do Brasil. A região de Brasília (Distrito Federal) além de outras inúmeras cidades estão entre os locais com risco de se contrair a doença, por tanto se você for viajar para lá, não esqueça da vacina. Até Raul Seixas já teve febre amarela uma vez, quando achou que brincar com mosquitos era um passatempo normal. Melhor você se cuidar e não deixar por menos.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 9 de janeiro de 2008 às 4:25 e arquivada na(s) categoria(s) Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



4 Comentários ;) para “Febre Amarela: Sintomas e Tratamento”

  1. graça on janeiro 14th, 2008 at 18:26

    Gostei: informou com conteúdo bom e de maneira leve.Obrigada

  2. rafaelle on janeiro 25th, 2008 at 19:09

    queria dizer uma pequena noticia
    a febre amarela esta matando muitos
    tentem se previnir
    contra a febre amarela
    toma o mais rapido possivel
    a vacina…o melhor
    possivel é combater contra isso.
    SOCORRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOO

  3. kah rod on fevereiro 22nd, 2009 at 14:22

    fala , fala fala e ñ fala nada

  4. ronaldoooooo on setembro 14th, 2009 at 12:06

    eae ronaldo ahahahahah!!!!!!!!!!!!!

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;