Atendendo o chamado do Movimento Blog Voluntário, diversas pessoas estão postando hoje (irão postar amanhã e depois também!) pequenos manuais, dicas e tutoriais para aqueles menos afortunados que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre informática[bb] e internet. Impossível não participar de algo tão simples, bacana e com potencial assim. Afinal de contas, a gente pode ajudar um pouquinho aqui e outro pouquinho ali pra somar forças e tornar o mundo um pouco melhor, mesmo que seja difícil acreditar. É por isso que é justo pagar pra ver com ações assim, né?

Durante esse movimento eu vou estar aqui linkando o que encontrar de interessante e relevante com o que postei, numa forma de agradecimento a todos que participam do movimento. Ok, não tenho PR suficiente para isso ser considerado um “grande brinde”, mas acho que a proposta desses posts com certeza não vai ser essa, levar a sério e buscar resultados expressivos.

A quem for participar, obrigado. São de mais pessoas como nós que o mundo precisa. Boa leitura!

Como se comportar bem na Internet

Seguem algumas dicas que podem ser seguidas:

1. Lembre-se que, mesmo estando sozinho no seu quarto ou isolado numa lan house, você sempre tem companhia no outro lado da linha.

2. Muito cuidado com as palavras, porque o papo nunca é como se estivesse de cara a cara.

3. Não tecle palavras que você não digitaria se não estivesse emocionalmente alterado, ou frente a frente com a pessoa. Seja comedido com o que diz para e sobre os outros; você não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.

4. Como e-mail não é contato face a face, é difícil expressar o seu real sentimento. Certos comentários seus podem esconder um duplo sentido. Para compensar este estado de coisas, a rede desenvolveu símbolos denominados emotions ou smiles. São carinhas: alegres, tristes, sérias, bravas, etc. Use esta forma com moderação.

5. Geralmente, as pessoas na internet vão lhe conhecer através da sua escrita. Portanto, muito cuidado com o nosso português, evitando ao máximo os erros gramaticais.

6. Não dê muitas voltas para expressar suas mensagens. Quanto mais curtas e objetivas, melhor. As pessoas não tem tempo a perder, lendo mensagens longas.

7. Se precisar incluir mensagem de outrem, faça-o em parte para ativar a memória. Não é necessário incluir a mensagem inteira.

8. Ao enviar mensagens para listas ou newsgroups, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber.

9. A linha do subject de uma mensagem é primordial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis.

10. “Assinaturas” são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e celular é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.

14. Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência em respeito aos direitos autorais (copyright).

15. Não use textos alheios como sendo de sua autoria. A mentira tem perna curta. Inclusive, o plágio é previsto em lei e você poderá receber um processo por essa prática, o que certamente não vai te ajudar na sua vida.

16. Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.

17. Não faça uso da rede para divulgar idéias racistas, neonazistas, pedofilias, prostituição, terrorismo, etc.

18. Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que a defesa antivírus de seu computador estão acionadas.

Finalizando

Quando estiver na internet, lembre-se que não se trata efetivamente de uma “segunda vida”, como muitos podem imaginar. Se trata apenas de uma FERRAMENTA que você usa para se comunicar com pessoas. Você recebe informações, você passa informações. Nunca encare isso como um mito, é tudo muito simples e prático. Nos últimos anos, inclusive, muitos sites e programas surgiram para facilitar ainda mais as pessoas a obterem aquilo que procuravam.

Para entender perfeitamente, imagine-se numa situação em que esteja interagindo com seus amigos da escola, da faculdade, do trabalho, da sua rua. Você pergunta, elas respondem. Elas perguntam, você responde. A base da internet é essa. A comunicação, com suas diversas variações.

Evite achar que você pode ter uma vida diferente, pode ter uma vida melhor, pode ser alguém que não é. Tudo o que estará fazendo é frustrando as pessoas que você atinge e você mesmo, que passará a acreditar naquilo que inventou.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 25 de abril de 2008 às 14:57 e arquivada na(s) categoria(s) Bugs, Geral, Publicidade. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



7 Comentários ;) para “Dicas: Como se comportar bem na Internet!”

  1. fore on abril 25th, 2008 at 15:24

    Espero que as pessoas realmente leiam isso antes de começar a utilizar de verdade a internet. Assim já reduziremos metade dos problemas que temos, provocado pela falta de informação dos usuários e achando que na internet tudo pode. Foi bom ressaltar que na internet tudo é visto e que respeito com o próximo é sempre bom!

  2. LumaKimura.net on abril 25th, 2008 at 17:33

    Apoio ao Movimento Blog Voluntário…

    O que é
    Uma ação cujo objetivo é dar uma mexida na Internet e fazer o Dia Global do Voluntariado Jovem acontecer também no mundo on-line, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital. Participe, fazendo o que mais gosta: blogando. No…

  3. linny on abril 25th, 2008 at 19:50

    eu tbm to nessa, sao so tres dias nao custa nada neh??

    parabens pelo post e pelo blog.

    abs

  4. Elisandra Amancio on abril 25th, 2008 at 19:51

    Legal demais Rafael. Vou aderir esse movimento também, mas acredito que só conseguirei postar hoje pela madrugada. Abs!

  5. Art on abril 25th, 2008 at 20:17

    Essas dicas são bem interessantes…
    Muito bom!

  6. wsley on junho 4th, 2008 at 0:59

    pow gostei muito dessas dicas aprendir muito,muito mesmo

  7. Dani Sanders @Csishippers on julho 31st, 2011 at 17:17

    Obg, gostei do post, vou usar algumas dicas em um trabalho sobre etica na internet. Sou menor aprendiz e sempre fazermos seminários sobre como devemos agir no trabalho, estou levando em conta Quando certas empresas avaliam o perfil do candidato ,vai ser util.
    Ps.: Irei por o endereço do seu blog no final =]

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;