O legal de ter a idéia que tive pra escrever esse post é, por exemplo, poder contestar logo de cara o título. Talvez existam verdades universais, mas não é desse tipo de verdade que estou pensando agora. Como já comecei me contradizendo em meu próprio post, posso continuar com a minha linha de raciocínio agora.

Chuck Norris
Verdade universal: mexer com chuck norris nunca é uma boa idéia!

Uma vez, em uma aula de física no colegial, meu professor falou algo que eu automaticamente transferi para o mundo real. Para calcular a velocidade de um objeto, você precisa estabelecer um parâmetro chave: um ponto de referência. Segundo isso, um carro que trafega com o velocímetro marcando 100km/h estaria nessa velocidade segundo um radar posicionado ao longo da estrada, mas não em relação ao motorista do mesmo. Simples o conceito, certo? É uma verdade universal. 

Podemos então, com isso em mente, afirmar que o Orkut é mesmo uma merda? Não existe nada lá de bom, não existem pessoas bacanas, não existem discussões filosóficas, não existem menininhas querendo atenção, não tem nada que se possa considerar útil? Depende do ponto de vista, depende da referência que você está usando. Além disso, até ferramentas mais hypes como o twitter você pode acabar encontrando essas discussões. Entenda que a mente humana não é igual, cada um pensa de uma forma. Dependendo da forma como você foi educado, o que você viu ou leu durante sua vida, as pessoas com as quais você se relacionou até determinado momento de sua existência, tudo isso implica na forma como você age e toma atitudes, ou deixa de toma-las. Achar que o que você considera certo é uma verdade universal é pura balela. É certo para você, que acredita nisso. Pode não ser o melhor caminho a seguir por outros.

E sabe o que é melhor? A diversidade é uma coisa fantástica. Imagina o que seria das loiras se todos os homens do mundo só gostassem de ruivas? Resumindo, cada um que tenha seu próprio gosto, assim a vida não fica chata e todos tem opções de escolha. Serve para gordos nerds, para desconspiradores, futuros publicitários ou quaisquer outros que se sintam tentados a bradar aos quatro cantos suas verdades universais. Se para você determinada ferramenta está sendo usada de maneira equivocada, exponha sua opinião. Mas nunca, nunca mesmo, faça isso num tom de quem é dono da verdade. Cada um tem sua motivação e a diversidade é bonita.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 11 de novembro de 2008 às 16:50 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



2 Comentários ;) para “Dica: Não existem verdades universais!”

  1. WC on novembro 11th, 2008 at 16:59

    Concordo 110% com isso, e essa é realmente a graça da coisa.

  2. Rafael on novembro 11th, 2008 at 17:02

    Cara, tentei ao máximo não entrar na questão do “Orkut” em si no texto. Só acho foda o cara não aceitar que para alguns, o orkut não é mais a mesma coisa. Se ele tivesse sido ofendido diretamente, tudo bem. Mas o cara só criticou as comunidades. Acho meio paia essa de “vou dar uma de fodão e acabar com a raça do cara”. =/

    Abraço Rafa!

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;