Quando a Nospheratt participa de uma conversa, é sempre bom observar. Começo assim pois ela soltou uma pérola hoje que, quando fui ler com calma, me fez pensar na hora em postar algo aqui. Claro que a indignação do pessoal da lista Blogsfera ajudou bastante a levar adiante a idéia. Afinal de contas, como uma empresa pode se envolver com algo que sequer faz idéia de como funciona? Como você pode oferecer um serviço a alguém que, a grosso modo, eliminaria completamente o motivo pelo qual o convite lhe foi feito? Vamos estudar, daqui por diante, a postura da Abril Blogs

Primeiro e antes de qualquer coisa, sugiro a leitura do post original no martelada: Proposta indecente da Abril Blogs

Leu? Então raciocine comigo: que outra forma de análise eu poderia fazer, sendo que o Marcelo já alfinetou o suficiente? Lendo o completamente fora do bom senso Termos e Condições de Uso do site. E acredite, a compilação a seguir vai nos mostrar que em se tratando de blogs, a Abril deveria continuar fazendo revistas. 

Abril Blogs

Sob a forma de um diário virtual? Qual o público-alvo exato do Abril Blogs? Porque acho bastante contraditório alguém usar o adjetivo “diário virtual” para alguém que tem um blog de nicho. E até onde notei, algumas pessoas que foram CONVIDADAS através de um pequeno spam (você leu sobre isso já) se encaixaram mais em blogs de nicho do que em diários virtuais. Ok, a coisa ficou feia pra quem fez a seleção dos autores que seriam convidados. Passemos adiante. 

Abril Blogs

Confesso, nunca fui muito organizado. Já perdi muito material por conta de não ter feito backup. Um amigo diz que gosto de viver perigosamente, por conta disso. Mas meu servidor de hospedagem é sério, não deixa eu perder o material que tenho nele. ELES fazem backup do material, não eu. Isso já conta como vantagem se eu abrir o Justplay Blogs, um dia. Mas essa até passa. Até porque, o certo é mesmo que você faça o backup. Só queria o gancho pra falar do meu servidor de hospedagem mesmo. ;P

Abril Blogs

Veja abaixo a continuação. 

Abril Blogs

Basicamente, eles podem por anúncios e você não. Nada de ruim nisso, se não fosse o caso deles enviarem o convite a pessoas que usam programas de monetização em seus blogs atuais. Aliás, aonde estaria a vantagem de eu encerrar o justplay.info, por exemplo, e criar um blog na abril? Ao menos pra mim, até agora, não serve de nada. 

Abril Blogs

Aqui já começa a melhorar. Você fará parte do time (área VIP) e poderá ter acesso as coisas em primeira mão. Em contrapartida, não pode usar nada disso no seu Abril Blog. É, ajudou bastante. Valeu Abril! Além disso, você ainda concede o direito de uso de qualquer coisa tua para a Abril, que pode abastecer revistas, sites e afins como bem entender na hora que quiser. O material é seu, mas o material é da Abril. Muito confuso pra você? Pra mim também.

Abril Blogs

Aqui ficou legal: você vai ser monitorado. E se eu entendi direito, eles tão aplicando uma lei aos usuários que geralmente é aplicada somente a funcionários da empresa. Se o seu tratamento é de funcionário, porque não pode ganhar uns caraminguás com teu blog? Talvez seja só um mecanismo de defesa, mas achei bem intrusivo. 

Abril Blogs

Se você leu até aqui, chegou ao ponto alto do termo. Como diabos você convida alguém que já tem um blog a integrar seu serviço se você especifica que a qualquer minuto do dia ou da noite alguém pode acordar de saco cheio e exterminar com o servidor de blogs? Pô, nem isso vocês salvaram? O cara vai trazer o blog dele para o Abril Blogs, trazendo junto todo o público que ele já conquistou, que certamente vai consumir de alguma forma a publicidade veiculada por vocês, e vocês simplesmente podem exterminar o serviço? Todo o tempo desprendido para aprender como ser um blogueiro melhor e como cativar da forma certa seu público em troca de um “Xi, o serviço encerrou ontem”? Nenhuma garantia na troca?

Isso aqui pra mim definitivamente foi a grande gota d’água no negócio. 

Abril, siga meu conselho: contrate o Marcelo para ser seu acessor assessor (Boa Diego!) e mantenha desativado desde já o serviço. Que não seja ele, mas contratem alguém que realmente ENTENDE de blogs. Aliás, na verdade, vocês sequer precisam fazer isso. Mas tenham em mente o seguinte: sair convidando aleatoriamente blogueiros para o serviço de vocês é no mínimo bizarro, porém totalmente necessário, haja visto que ao menos dessa forma o time da Abril Digital vai ter com certeza alguém que entende de blogs e da forma que eles funcionam na internet nos dias de hoje. Porque, sinceramente, “diário virtual” é realmente um termo da moda, se você vive no ano de 1997. Em algumas coisas, concordo que é legal ter nos termos de uso algo que os proteja de situações mais complicadas, mas é preciso entender que certas coisas simplesmente não pegam bem. E essa é definitivamente a minha opinião. Sinta-se livre a qualquer minuto para opinar a respeito disso, nos comentários aqui embaixo. (inclusive se você for da Abril)

Nota: A Abril pode se sentir livre pra usar esse texto a qualquer minuto em qualquer uma de suas publicações, como bem entender. ;D

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 5 de setembro de 2008 às 0:57 e arquivada na(s) categoria(s) Hypes, Polêmica. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



10 Comentários ;) para “Como uma empresa NÃO deve entrar no mundo dos blogs!”

  1. Vinícius K-Max on setembro 5th, 2008 at 1:23

    Simplesmente a maior cagada da Abril que eu já vi em toda a minha vida.

  2. Diego on setembro 5th, 2008 at 2:53

    Assessor. Com “ss”. :)

  3. Diego on setembro 5th, 2008 at 9:39

    Sobre backup e encerramento do serviço sem avisar, surpresa! O BLOGGER fala a MESMA coisa nos termos de serviço dele:

    http://www.blogger.com/terms.g

    4. Práticas gerais relacionadas ao uso e armazenamento. Você concorda que o Google não tem nenhuma responsabilidade pela exclusão, falha de armazenamento ou falha de transmissão de qualquer conteúdo ou outras comunicações mantidos pelo Serviço. O Google reserva o direito de criar limitações de uso e armazenamento, a critério próprio, a qualquer momento e com ou sem aviso prévio.

    10. Encerramento e Suspensão. O Google pode, conforme julgar necessário, a qualquer momento e por quaisquer motivos, encerrar o fornecimento do Serviço, encerrar este Contrato ou suspender ou encerrar sua conta. Em caso de encerramento, sua conta será desativada e você poderá não ter acesso à sua conta ou a quaisquer arquivos ou conteúdos da mesma, embora cópias residuais de informações possam permanecer em nosso sistema por algum tempo para fins de backup.

    Esses dois termos que você achou polêmicos são comuns em ferramentas de blog gratuitas.

  4. Rafael R on setembro 5th, 2008 at 9:45

    Diego, o texto é baseado na proposta recebida por alguns blogueiros já estabelecidos em hospedagens próprias. Se fosse falar de termos de uso em geral, não haveria sentido premiar o novo Abril Blogs e deixar de lado os demais já existentes. :)

  5. Campanha: Boicote a Abril Blogs on setembro 7th, 2008 at 17:53

    […] principal: Insanos, JustPlay, […]

  6. Dubaldo on setembro 7th, 2008 at 19:59

    Ridículo.
    Um grupo de 5, no máximo 7, se entitulam blogosfera e acham que podem dizer para todo mundo como tem que ser.
    Internet, felizmente, não é isso e ainda bem que a Abril foi “ingênua” e abriu uma proposta para muitos blogueiros que precisam mostrar o seu trabalho sem consultar os “deuses!.
    A coisa mais cansativa do mundo é entrar em todo site e blog que fala de internet e ficar lendo sobre o cardoso, interney, nospheratt e turminha.
    A panela parece que furou, por isso você estão mordidos.
    A propósito: vocês foram convidados?

  7. Rafael R on setembro 7th, 2008 at 20:49

    Dubaldo, eu não fui convidado. :(
    E se com “expor seu trabalho” você quis dizer “trabalhar de graça enquanto a Abril ganha dinheiro com você” eu concordo.

  8. Dubaldo on setembro 8th, 2008 at 6:33

    É… parece que tudo se resume a dinheiro.

  9. Rafael R on setembro 8th, 2008 at 13:06

    Se você efetivamente não vê problema em criar conteúdo e dessa forma gerar lucro pra Abril, então você é realmente quem o pessoal está procurando lá. Sucesso!

  10. Dubaldo on setembro 9th, 2008 at 5:40

    Sucesso para você também.
    E quem sabe, lá na frente, nos cruzamos de novo. A rede é assim…

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;