No post anterior, eu dei a dica: ontem rolou o Firefox Download Day, estratégia dos espertinhos da Mozilla pra divulgar seu novo navegador atrelado a tentativa de cravar um lugar ao sol no Livro dos Recordes. Era óbvio que nos primeiros minutos os servidores entrariam em colapso, em se tratando de um evento mundial. Então, ao melhor estilo cocadaboa de ser, eu tentei recolher patos. Tive ajuda, inclusive, e agradeço-a publicamente. Só parei a ação quando percebi um detalhe sutil, levantado pelo Kmax: Seria extremamente difícil enganar os nerds atentos ao detalhe de que, certamente, os servidores não aguentariam o tranco. De forma geral, serviu pra mostrar o potencial de que qualquer coisa que você diga na internet pode ecoar mundo afora. Irei explicar um pouco mais detalhadamente agora. E certamente, criarei novos boatos em breve. Tudo em nome da diversão, claro.

Tudo começou assim:

Nota: DDOS, para quem não sabe, é um ataque que causa colapso nos servidores pelo envio repetitivo de pacotes contra os mesmos. Obviamente que o uso de um termo nerd levaria mais pessoas a acreditarem, e os que não conheciam o termo a se assustarem.

Meus poucos seguidores, na maioria nerds e pessoas antenadas, obviamente não se deixariam levar por tamanha patifaria. Eu precisava potencializar o recado, para mais gente quanto fosse possível. Foi ai que entraram em jogo alguns “ventiladores”. Seguem exemplos:

http://twitter.com/naoadianta/statuses/837024979
http://twitter.com/lorota/statuses/837050771
http://twitter.com/EgoNoticias/statuses/837034709

Para minha surpresa, a coisa foi caminhando sozinha a partir dai. Seguem alguns links da repercussão via twitter.

http://twitter.com/mbarros/statuses/837046758
http://twitter.com/lenonm/statuses/837042954
http://twitter.com/herkeios/statuses/837037426
http://twitter.com/andersonlopes/statuses/837095228
http://twitter.com/SickGirl13/statuses/837049233

Só um exemplo. Nem deu pra acompanhar todas as respostas para meu tweet. E que sirva de exemplo pras pessoas, que não devem acreditar em qualquer coisa que vêem na internet. Esse teste me ensinou a mecânica da coisa, a boataria virtual pode continuar existindo, por mais que as pessoas estejam mais espertas para isso. Próximas oportunidades virão, tenho certeza.

Em breve, novo boato. Prometo! ;)

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 18 de junho de 2008 às 11:11 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



Opa, ja temos 1 para ““Como promover o caos” ou como aproveitar uma oportunidade!”

  1. Gabi on junho 18th, 2008 at 12:03

    Eu sempre te ajudarei a cometer crimes, rapá. Precisando, estamos aí!

    beijo

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;