Pelo visto, o grande assunto do começo do ano (e se tudo der certo do restante dos dias de 2009) vão ser os blogs. Tudo começou com a famigerada entrevista que alguns blogueiros (pró-bloggers?) concederam ao jornal da globo, cujos comentários eu prefiro não repetir por aqui. Rolou também, em paralelo, uma visita de alguns blogueiros aos estúdios da Rede Globo (Globo de novo?) para um encontro com Glória Perez. Conseguem perceber alguma semelhança? Enfim, o grande hit do começo do ano está sendo a comunidade O fim da Blogosfera que descaradamente faz uma campanha ironica chacoteando alguns membros da dita “elite” brasileira no mundo dos blogs. O fato é que todo mundo quer opinar a respeito, ditando de certa forma algumas “regras” na melhor maneira “veja como ele é bobo por fazer isso”. E existem alguns pontos altos que devem ser enumerados, para ficar claro o que um blog deve ou não deve fazer. Como de repente uma opinião a mais pode fazer diferença (ou não) para a discussão, vou me propor a tecer alguns comentários sobre tudo o que tenho visto nessa guerrilha internética onde certamente não existirão vencedores, ou talvez todos saiam vencedores. Como em toda guerra existem baixas inocentes, vamos considera-las parte do esquema apenas, se é que vão existir baixas de fato.

Eu quero ganhar dinheiro com meu blog. Posso?

Partindo do princípio que o blog é apenas uma ferramenta que ajuda a organizar a vida de pseudo-editores que têm em mente levar conteúdo para outras pessoas, não existe nenhum problema em querer ganhar dinheiro com isso. Eu nunca entendi a blogosfera (e principalmente a blogosfera Brasileira) como um grupo homogêneo que tem os mesmos interesses. Da mesma forma que eu uso um martelo para quebrar coisas, outras pessoas usam para concertá-las. Com os blogs, é a mesma coisa. Uma ferramenta que te possibilita se divertir, ganhar dinheiro ou fazer o que você bem entender pode ser usada sim pra ganhar dinheiro, se esse for o seu interesse. Mas não pense que cairão dóllares do google de graça na sua conta, você vai precisar trabalhar nele. Conheço blogueiros que ganham de 1 a 2 dóllares por dia do google, outros ganham de 10 a 12, outros ganham 100 dóllares por dia. Tudo vai depender de uma série de fatores.

Que tipo de post deve ter meu blog?

Isso é com você. Não existe um esquema único, universal e correto para manter um blog. Você pode fazer o que fazem milhares de blogueiros brasileiros e copiar conteúdo dos blogs gringos, você pode ter um blog bem escrito falando sobre qualquer tipo de coisa, você pode criar um estilo e seguir em frente, você pode apostar num nicho. O blog é apenas uma ferramenta, ele te ajuda a publicar conteúdo na internet. Só tenha em mente que é mais bacana se você puder produzir seu próprio conteúdo. Sejam piadas, sejam tutoriais, sejam reflexões, sejam poemas, o seu blog vai ser mais valorizado se for feito por você. Afinal de contas, tudo o que a internet menos precisa é de um blog parecido com os que já existem por ai, com posts similares, os mesmos vídeos, as mesmas piadas, as mesmas brincadeiras. Se tiver em dúvida sobre isso, procure os blogs no ranking do blogblogs e compare-os. Se o que você tem em mente é algo parecido com algum(uns) de lá, desista. Ou insista, mas saiba que a briga vai ser longa, cansativa e não existe a certeza de que você irá se dar bem.

Eu quero ganhar dinheiro mas não quero ler tudo isso. Comofas/

Dinheiro não cai do céu, muito menos no mundo dos blogs. Se você não quiser se informar, entender e ir atrás das coisas que podem te favorecer na empreitada, esqueça. Blogs monetizados não são pra você, definitivamente.

carregando
Informação importante… aguarde carregar!

Eu quero ser um blogueiro profissional, comofas/

Existem algumas possibilidades quanto a isso.

Blogs de nicho: Você pode criar um blog de nicho, que tratará de assuntos específicos. O primeiro requisito é que você seja um especialista na área ou tenha profundos conhecimentos sobre ela. Obviamente, apenas saber não basta, você precisa conseguir se expressar de forma clara e direta. Você vai precisar de um pouco de sorte e vai precisar saber que pode demorar, mas você pode vir a ser uma referência na área.
Ex: Brainstorm #9

Blogs Corporativos: Isso ainda está começando a engatinhar no Brasil, mas tem potencial. Ser o porta-voz de uma empresa na internet é uma responsabilidade grande e ter um blog corporativo bacana é um trabalho que deve ser executado por alguém que entenda o que é um blog a fundo.
Ex: Camiseteria

Roteadores de conteúdo: Manjado tipo de blog que rotaciona conteúdo alheio, aqueles onde piadinhas prontas traduzidas, imagens engraçadas, vídeos bizarros e diversos afins são publicados. A concorrência é grande, já que todo mundo* gosta de ter conteúdo desse tipo, fácil, rápido e sem precisar escrever mais do que duas linhas de texto de próprio punho próprios dedos.
Ex: Suspensa, Bobagento, Sedentário 

E outros tipos de blog, tem?

Blog Pessoal: Se sua vida é interessante o suficiente pra fazer postagens regulares sobre assuntos que circulam sua vida, é uma opção. Se você for bonito(a), já é um incentivo a mais. Se além da beleza, gosta de festas, dois pontos a mais. 
Ex. Rafa Barbosa

Blog sem foco: Se você não quer ter um foco mas quer ter um espaço para falar o que vier a mente, também existe a possibilidade. Obviamente, os assuntos abordados serão aqueles que você tem mais contato. No caso daqui, por exemplo, eu falo de música, coisas nerds, blogs, poker. Aproveito os hypes, posso rotacionar conteúdo, participar de memês. É uma opção a contar.
Ex. Yassuda

E o que mais é importante saber?

Não entenda a blogosfera como uma coisa homogênea. Não entenda o mundo dos blogs tirando por base os blogs já existentes, os mais conhecidos, aqueles que você conhece o dono. O blog é uma ferramenta e a blogosfera já morreu, use a deixa para criar novos conceitos, agir de formas diferenciadas. Faça o que tiver com vontade, não siga regras pré-determinadas por pessoas que você sequer conhece. Participe das discussões para ampliar seus conhecimentos mas não se prenda a detalhes. Se quiser enganar seus leitores, engane. Se quiser ser ético, seja. Se quiser fazer post pago, faça. Cada um faz da sua reputação online o que bem entender.Saiba também que pra toda atitude tomada existe um preço a pagar, esteja preparado para a cobrança.E se divirta, blogs exigem diversão dos envolvidos.

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 5 de janeiro de 2009 às 9:44 e arquivada na(s) categoria(s) Blogsfera, Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



16 Comentários ;) para “Como ganhar dinheiro com blog(s)? Você vai ter que trabalhar!”

  1. Francisco Amado on janeiro 5th, 2009 at 10:08

    Pois, eu estou seguindo um rumo bem diferente aos convencional- mente indicados.
    Faço 10.000 santinhos divulgo empresas ganho$$$$$ e o santinho ainda leva o endereço de meu blog.

  2. doug. on janeiro 6th, 2009 at 17:41

    oowww o site ta cm problema, eu isperei um monte e nao caregou a informaçaõ la do video…
    tem no yuotube/??

    pr favor me ajude

  3. andré on janeiro 6th, 2009 at 21:00

    sinceridade acima de tudo!
    A partir do momento que comecei a mudar o meu assuntos no meu blog a coisa andou tem que ter assuntos diversos como um jornal mais interessante se for possível e desde já ótimo blog.

  4. JC digital on janeiro 11th, 2009 at 15:32

    Hoje em dia blog é que nem um negócio, tem sempre que estar reinventando novas coisas, senão o negócio ‘quebra’.

  5. Jon on janeiro 18th, 2009 at 21:34

    realmente um mito achar q blogs dao muito dinheiro sem vc se quer fzr algo, so postar por postar naum dah grana.. hehe como vc disse: ‘se divirta, blogs exigem diversão dos envolvidos’, assim q tem q ser..

    ps: naum sei se conhece mas vale uma clicada abracos: http://www.coisasparavoceodiar.wordpress.com

  6. Francisco Couto on janeiro 20th, 2009 at 10:46

    Olha, parabéns pelo tópico. É bestial.
    Se bem que não concordo com uma parte do que você disse.
    Eu acho que se pode ganhar bastante dinheiro ($ ou €) apostando na monetização dos conteúdos de internet online. O DinheiroMagnetico.com é um site que explica exactamente isso, ou seja, como ganhar dinheiro fácil e rapidamente na internet. Acho interessante o seu tópico sobre educação financeira. É algo que falta na nossa sociedade capitalista.

  7. ZeroOitocentos Recomenda: Justplay | ZeroOitocentos on janeiro 21st, 2009 at 9:33

    […] Como ganhar dinheiro com blog(s)? Você vai ter que trabalhar! […]

  8. rafahenrik on março 14th, 2009 at 2:17

    Excelente post! Um resumão para quem está ai na empreitada ou que acha que blog é um exato sinônimo de money. Um bom e diferente conteúdo auxilia, mas mesmo assim ainda tem muitas histórias no backstage. Keep ahead!

  9. Janaina on abril 27th, 2009 at 23:16

    Não gostei muito deste post, pois, apesar de ser bem escrito e conter boas dicas, não me trouxe as informações que eu queria saber.

  10. queronamoro on maio 7th, 2009 at 12:18

    “Conheça o mais novo Programa de Afiliados da web brasileira

    * Ganhe 0,30 centavos por cadastro simples
    * Ganhe 10% sobre os pagamentos de usuários vindos do seu site

    Renda extra garantida para seu site ou blog.

    OBS.: O cadastro simples é gratuito, seu visitante não precisa comprar nada para você ganhar.

    Acesse: http://www.queronamoro.com/partner/

  11. rodrigo on julho 1st, 2009 at 3:24

    uma maneira interessante pode ser: criar, atualizar e manter blogs para os outros.
    dá pra garantir os passeios com a namorada no final de semana. rsrs

  12. Linymoon on outubro 13th, 2009 at 3:59

    Seu post é um pouco pessimista hehe,mas acima de tudo acho que usando as ferramentas certas,divulgando,e tendo um bom conteúdo você consegue.

    Dêem uma conferida no meu Blog:

    http://linymoonx.blogspot.com

  13. Rafael R on outubro 14th, 2009 at 23:37

    pessimista? não entendo ele assim. :)

  14. Carlos on outubro 22nd, 2009 at 17:40

    GASTE R$ 6,00 E GANHE R$ 6000,00 EM POUCO TEMPO – EU TE EXPLICO COMO!

    COMO GANHAR DINHEIRO RÁPIDO E FACIL. GANHE DINHEIRO COM A
    INTERNET!!!— COMPROVADO PELA REVISTA EXAME — Por Favor, leia este
    texto para entender, é muito fácil mesmo!! MULTIPLIQUE SEU DINHEIRO:
    Transforme R$ 6,00 em mais de R$ 6.000,00. MUITOS ESTÃO ENTRANDO NESSE
    NEGÓCIO DE LUCRO RÁPIDO! Parece piada não?! Eu também achava, até
    participar deste negocio. Mas use um pouco de seu tempo e leia isso,
    você vai ficar impressionado!!! SE VOCÊ ESTÁ SEM TEMPO PARA LER OU
    NÃO ESTÁ DISPOSTO, ENTÃO COPIE ESTA PÁGINA PARA LER COM CALMA EM
    UMA HORA DE FOLGA, CREIO QUE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER. É SIMPLES E
    REALMENTE FUNCIONA, VOCÊ MESMO PODE COMPROVAR ISTO. LENDO ISTO VOCÊ
    PODE GANHAR MUITO DINHEIRO COM A INTERNET EM APENAS ALGUMAS SEMANAS!
    REALMENTE FUNCIONA! O texto disse para eu enviar 1,00 a cada um dos 6
    nomes com endereços declarados no artigo. Depois de feito isso,
    colocar meu próprio nome na posição #6 da lista, e mandar o artigo
    para pelo menos 200 fóruns ou newsgroups. (Existem milhares) Nada
    mais, só isso e você ganharia muito dinheiro. Eu cheguei à
    conclusão:’ o que eu tenho a perder fora 6 selos e 6,00 reais? Eu
    sempre gasto isso quando vou no shopping lanchar’, jogando na
    mega-sena, loto, etc. Então eu mandei os desprezíveis R$ 6,00. Bem,
    ADIVINHE?… Dentro de 7 dias, 7 (SETE) eu comecei a receber dinheiro
    pelo correio! Eu fiquei arrepiado! Fiquei pensando que havia acabado
    mas o dinheiro depois começou a chegar novamente. Em minha primeira
    semana, recebi aproximadamente R$ 57,00. Ao final da terceira semana eu
    tinha feito um total de mais de R$ 1.700,00! Na sexta semana eu tive
    mais de R$ 5,000.00 e continua chegando. Eu com certeza já gastei
    muito mais na loteria e nunca recebi algo igual!! Deixe me falar-lhe
    como isto funciona e o mais importante, POR QUE funciona… Eu o
    prometo que se você seguir as direções na maneira como é dita,
    você logo começará a ganhar mais dinheiro do que você pensou ser
    possível fazendo algo tão fácil! SUGESTÃO: Leia esta mensagem
    inteira cuidadosamente! (imprima e salve). Siga as instruções e veja
    o dinheiro entrar! É fácil. É legal. E, seu investimento é só 6,00
    (Mais correio). IMPORTANTE: Este não é um golpe, não é indecente,
    não é ilegal e é 99% livre de risco – Funciona !!! Se todas as
    instruções seguintes forem cumpridas, você receberá incrível
    quantidade de dinheiro. POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO: Por favor siga
    estas direções EXATAMENTE, e 3.000 ou mais pode ser seu em 20 a 60
    dias. Este programa permanece próspero por causa da HONESTIDADE e
    INTEGRIDADE dos participantes. Por favor continue fazendo com que o
    programa seja um sucesso aderindo cuidadosamente às instruções. Aqui
    estão os 4 passos fáceis para você se dar bem: ETAPA 1: Adquira 6
    pedaços separados de papel e POR FAVOR escreva o seguinte frase em
    cada pedaço de papel: ‘ POR FAVOR, PONHA-ME EM SUA LISTA DE
    REMETENTES’ (Please add me to your list) em inglês. E coloque seu nome
    e endereço logo abaixo. Agora adquira 6 notas de 1,00 (UM
    REAL)envolva-as pelo bilhete que você acabou de escrever. Envolva
    agora o bilhete (que está com a nota de 1 Real) com um papel escuro
    para evitar que alguém que veja a nota não viole o envelope roubando
    o dinheiro. Depois, ponha cada um deles em seu respectivo envelope e os
    lacre. Você deve ter agora 6 envelopes lacrados, cada com um pedaço
    de papel que declara a FRASE acima dita, seu NOME e ENDEREÇO, e uma
    nota de 1,00 . Envie então um envelope para cada um da lista que
    segue:
    #1) Maria Sampaio Rua das Laranjeiras, 457 – Ap 205-B Rio de Janeiro – RJ CEP-22249900
    #2) Marcos Paulo Rua Benjamim Constant, 44 Bairro Jardim D`Abril – Osasco S.P. CEP – 06038050
    #3 ) Renato L. Vasconcelos, Rua Petrolina, Q 70, Bc 01, Aptº 201, Arthur Lundgren II, Paulista-PE. CEP – 53417-680
    #4) André L. dos Santos, Rua Primavera,Q 68, Bc 01, APTº 205, Arthur Lundgren II, Paulista-PE.CEP-53417-630
    #5)Edson Calos de Souza, Rua Felipe Schmidt, 249, sala 1011, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88010-000
    #6) Fabio Teixeira Rua Amandio Monteiro, 371 Bairro Vila Guilherme – São Paulo-SP CEP – 02076080
    ETAPA 2: Agora tire o nome #1 da lista e eleve os outros (2 se torna 1,
    3 se torna 2, 4 se torna 3, 5 se torna 4, 6 se torna 5 e AGORA O SEU EM
    #6) e coloque SEU Nome com endereço como número 6 na lista. ETAPA 3:
    Tente manter a sua mensagem o mais parecido possível, com essa. Agora,
    poste seu artigo modificado (ou esse meu mesmo) para pelo menos 200
    fóruns ou newsgroups (A UOL diz que em sua homepage existem mais de
    20.000 newsgroups, informe-se lá na parte de fórum se você não
    souber) tudo que você necessita é 200, mas lembre-se, quanto mais
    você mandar, mais dinheiro você ganhará! A melhor maneira de postar
    é colocar como título, ficando visível para todos, a frase ‘GANHE
    DINHEIRO NA INTERNET ou COMO TRANSFORMAR 6 REAIS EM R$ 6.000,00’. Isto
    é perfeitamente legal!

  15. Angela on outubro 29th, 2009 at 21:01

    LEIA – VALE A PENA
    Em Junho
    de 2002, recebi pelo correio eletrônico uma informação inusitada.
    É claro, ela veio espontaneamente. Simplesmente pegaram meu
    nome/e-mail em algum cadastro de mala direta ou de algum provedor.
    GRAÇAS A DEUS POR ISTO! Depois de ter lido a informação, mal pude
    acreditar no que meus olhos tinham visto. Diante de mim estava uma
    estupenda maneira de resolver todos os meus problemas. Eu não teria
    que investir quase nada, e mais, sem me endividar novamente.
    Pensei: Por que não? ‘Pior do que eu estava não poderia ficar’. Segui
    as instruções corretas e minuciosamente. Enviei, nicialmente, 250 e-mails, e o dinheiro começou a chegar. Vagarosamente no início, mas
    após algumas semanas eu estava recebendo mais do que eu poderia
    imagina r. Passados três meses, mais ou menos, o dinheiro parou de
    chegar. Como tinha feito um registro preciso do dinheiro recebido,
    fiquei estarrecido. O final totalizava R$ 111.972,00 (Cento e onze mil novecentos e setenta e dois reais). Fantástico!!! Paguei todas
    as minhas dívidas, comprei um carro novo, uma bela casa e enviei de
    forma intercalada (quatro vezes de 250) mais 1.000 cartas/e- mails.
    Em quatro meses, aproximadamente, recebi R$ 447.888,00 (Quatrocentos
    e quarenta e sete mil oitocentos e oitenta e oito reais). Leia
    atentament e, isso pode mudar sua vida para sempre.
    Lembre- se:
    este programa não funcionará, se não for colocado em prática de forma
    correta e como indicado nas instruções adiante. ESTA É UMA GRANDE
    OPORTUNI DADE, COM POUQUÍSSIMO CUSTO OU RISCO!!!’Siga o texto: Por
    favor, siga estas diretrizes EXATAMENTE como descritas e você poderá
    ganhar muito dinheiro num espaço de
    15 a 30 dias.’
    OBS: Este programa permanece próspero por causa da honestidade,
    obediência e integridade dos participantes.
    Aqui estão os passos fáceis para o sucesso:
    Siga os passos:
    PASSO 1). Deposite R$ 1,00 na conta bancária de cada um dos seis
    nomes na lista logo abaixo, (direto no banco ou pela internet):
    ************ ********* ********* ********* ********* *********
    1*Lis C L *CAIXA ECONOMICA FEDERAL* AG1671 C/P (013)20395- 9 2* Wanderlei B BRASIL AG. 3289-1 C/C 13060-5
    3*Marcos BRADESCO AG.3120-8 C/C 1366-8
    4ºCarlos A. F. Bradesco Ag0438 C/P 0082358-9
    5º Tamires R.S.O/ ITAU, AGENCIA:5869/ CONTA CORRENTE:27513-0
    6*Angela Daniele de Souza *Bradesco* Ag.0229-1 C/C 0530856-9

    PASSO 2) Retire o nome que está na posição (1) e introduza o seu
    nome juntamente com o número de sua conta bancária na posição de
    numero (6) da lista, e eleve os outros.
    EX:quem estava no número (2) sobe para o (1) e assim por diante até
    chegar em você que estará na posição (6).
    PASSO 3) Depois envie esse artigo a no mínimo 200 fóruns ou
    newgroups espalhados pela Internet (uol, terra, terravista, ubbi,
    etc…). Lembre-se que existem milhares e quanto mais você mandar,
    mais dinheiro você irá ganhar.
    Agora pare e pense faz sentido não faz?? Baseando-se em um sistema
    simples todo mundo ajuda todo mundo.
    E são só R$6,00 reais de investimento, que voltará para você em uma
    quantia bem maior.
    OBS: Só não vá errar o número da sua conta, e confira o primeiro
    nome da pessoa no depósito.
    Um sistema simples e seguro e sem envolvimento com ninguém e baseado
    na honestidade. E que pode ser repetido toda vez que você estiver no
    sufoco, é só passar pra frente e ACREDITE FUNCIONA MESMO!!!
    Aliás, o que você teria a perder caso não funcionasse? R$ 6,00!!
    dinheiro que muitas vezes arriscamos em alguma loteria ou qualquer
    outra coisa, sem ganharmos nada.
    Deposite R$ 1,00 para cada uma das pessoas e espere, pois em alguns
    dias começará a aparecer depósitos de R$1,00 na sua conta, e até que
    você chegue na posição(1) da lista, já terá recebido muita grana.
    FAÇA O TESTE!!!

  16. Noslen on novembro 10th, 2009 at 18:48

    Pessoal quem quiser ganhar dinheiro seguro inscreva se neste site, eu ainda estou a iniciar mas tenho provas que funciona, tipo a medida que vais clicando nos sites vais ganhar pontos e depois de algum tempo os pontos que fores a acumular vai se transformar em dinheiro, obviamente que podes depois meter no teu blog ou site anúncios do site e vais ganhando mais.

Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;