Crianças, comemorem: Hoje é o dia mundial do Roque!

dia mundial do roque

Há 52 anos atrás, dois amigos de longa data curtiam um final da tarde como era feito, sempre as quinta-feiras. Com o o sol se pondo, uma garrafa de 5 litros de vinho espanhol e munidos de pequenos faroletes, eles se dirigiam para a praça da cidade onde travariam uma pequena disputa no xadrez. Com 7 derrotas seguidas, Billy passara a semana toda pensando em como poderia mudar o rumo da jogatina. E nessa quinta-feira, ele tinha um plano.

Propondo uma pequena mudança de regras, o jogo poderia se tornar um pouco mais interessante. A premissa para aquilo era bem simples: Se você não tivesse movimentado o rei em momento algum da partida, se sua torre também não tivesse sido movida e houvesse espaço livre entre eles, você poderia troca-los de lugar. A única condição pré-requisitada era que o rei não estivesse sofrendo um ataque, regra imposta apenas pela emoção e para dificultar um pouco a coisa toda.

Elvinho achou que a idéia tinha potencial. Faltando apenas um nome para essa nova jogada, hoje conhecida como roque, foi iniciada a partida. Como era de se esperar, Elvinho levou a melhor pela oitava semana seguida. Mas esse dia ficaria marcado por toda a eternidade, pois ali nascia o roque.

Todos os anos, milhares de pessoas saem as ruas nesse 13 de julho para celebrar uma das coisas mais rebeldes já feitas por qualquer jogador em todos os tempos na história do xadrez. Em qualquer lugar do mundo você ouvira e verá pessoas criando novas formas de roque. Mas tenha certeza: a história real do roque você só poderia ler em um blog.

E sigamos em frente!

Related Posts with Thumbnails
Se gostou compartilhe!

Postagem feita no dia 13 de julho de 2009 às 10:55 e arquivada na(s) categoria(s) Hypes. Você pode acompanhar os comentários usando RSS 2.0 .
Você pode deixar um comentário ou um trackback do seu site/blog.



Algo a dizer?

1. Diga o que quiser, você é totalmente responsável pelos seus comentários;
2. Não ofenda as pessoas, não use palavras de baixo calão;
3. Não seja desagradável;
4. Tenha em mente que o conteúdo desse blog é humorístico e/ou irreal;
5. Assim que sair, dê um sorriso;